Cantina de Escola

Sempre que alguém me falava ou a Lara me pedia para comer na cantina da escola, eu já tremia, imaginava ela se empanturrando de frituras e refrigerantes, sempre evitei. E contei nesse poste aqui, como foi difícil fazer a Lara compreender que levar refrigerante e salgadinhos na lancheira não era legal e nem saudável. Na escola anterior dela, eles serviam refeição para todos os alunos, assim, ela tinha uma dieta mais balanceada e eu não tinha problemas, haja vista que todos comiam a mesma comida. Porém esse ano a Lara mudou de escola e lá eles dispõem de três opções, são elas: comer a comida oferecida pela escola, levar lancheira e comer na cantina. Inicialmente a Lara comia a comida da escola, porém logo na primeira semana veio um recado da professora, informando que todos os coleguinhas da Lara levavam lancheiras e somente ela comia sozinha a comida da escola, e pediu se eu não poderia pelo menos alguns dias da semana enviar lancheira, para ela não se sentir excluída, já que ficava tristonha no canto em todo recreio – quase surtei de dor no coração rs -, resolvi então mudar de vez e enviar a lancheira todos os dias.





Estava tudo bem, até que a Lara começou a pedir em alguns dias, que eu a deixasse comer na cantina. Sempre dei um jeito de desconversar ou explicar que por hora ela levaria apenas a lancheira, nada de cantina. Porém ontem por conspirações do destino e uma manha corrida, não pude fazer a lancheira dela e assim tive que ceder ao pedido de comer na cantina. Lá eles trabalham com pagamento adiantado, assim o responsável tem que deixar pago o que estipular para a criança comer ou um dinheiro “em caixa” para que ela faça a escolha. Como a Lara é pequena, decidi ir lá deixar pago e já pré-definido o que ela iria lanchar, com medo dela comprar apenas doce ou se entupir de salgadinhos e refrigerantes. Entretanto, para minha surpresa – e alegria – descobri que a cantina NÃO VENDE REFRIGERANTES E NEM SALGADOS FRITOS. Apenas assados, e doces são oferecidos apenas poucas opções. Quase gritei com o senhor que me atendeu, tamanha a minha felicidade. Sei que é um caminho difícil e que houve baixa nos lucros da cantina por retirar essas guloseimas tão apreciadas pelos pequenos, porém me senti feliz, por saber, que não sou somente eu a percorrer esse caminho.



Não julgo a mãe que deixa seu filho comer tais coisas, eu mesmo já cai na tentação deles, e acho que cada uma sabe o que é melhor para seu filho, assim não estou aqui para julgar a escolha de cada uma, mas apenas registrar minha felicidade em saber que minha escolha tem aliados e estes estão também dentro da escola que escolhi para minha filha.

26 comentários:

  1. Realmente não podemos julgar, mas eu cuido muito da alimentação do Rafa acho que tem que começar desde cedo.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Shairane. Cada uma sabe o melhor, e não cabe a ninguém julgar. É importante cuidar da alimentação dos pequenos, para que quando cresçam eles já tenham hábitos que os ajudem a se manter saudáveis!!! :)

      Excluir
  2. Com certeza esse é o melhor caminho, não tenho duvida, sempre dar e a escola que tiver é nota 10, por estarem preservando a saude dos pequenos! parabens !!
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que sempre prezei, Vitoria, que a escola tivesse sempre a mesma linha de pensamento que a minha, e fiquei muito feliz por descobrir que fiz a escolha certa. Obrigada pela visita :)
      Beijos

      Excluir
  3. Aqui cuido também,frutas, verduras e legumes estão nas refeições, carnes e principalmente peixe também...mas uma vez na semana dou a eles um salgadinho, doce ou chocolate..não acho que tenha problema :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Simeia, em casa o dia liberado para comer essas coisas é sexta feira e refrigerante aos finais de semana.
      Beijos

      Excluir
  4. Temos que cuidar da alimentação dos nossos filhotes,para que cresçam já sabendo o que é saudavel. Que bom que a cantinha só serve lanches saudaveis.

    Já estou seguindo seu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ludmyla! Nós influenciamos e muito na construção do habito alimentar dos pequenos! Também achei bom eles estarem mudando a forma como tratam as nossas crianças, porque eles passam bastante tempo lá e se já aprendem que comer saudável é muito bom até na escola, isso ajuda bastante.

      Obrigada pelo carinho e volte sempre :)
      Beijos

      Excluir
  5. Por enquanto não tenho escola pra me preocupar, mas minha irmã so como e compra besteira pra minha filha , dificil

    bus

    https://geriencantodemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Gerri, lembro de quando eu tbm não tinha que me preocupar com escola rsrsrs é tão bom!!

      beijos

      Excluir
  6. Ainda não me preocupo tanto com isso, meu filho ainda é muito pequeno, e não gosta de comer nada então qualquer coisa que ele coma pra mim é um alivio, mas quando crescer quero fazer uma dieta balanceada com nutricionista pra ele.

    http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Letícia! Muito bom saber que mais mamães pensam como eu rs
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  7. amiga você estar certa
    também não deixou não
    e olha que ela tem 10 anos rs
    mais ela entendi agora
    e também não julgo quem deixa
    Nanda
    beijokas
    Maravilhoso dia
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda! Que linda, espero que a minha pequena também compreenda quando chegar nessa idade, hoje em dia ela obedece mais não gosta muito não rsrs ela não entende porque a outra amiguinha leva refrigerante e salgadinho todo dia e ela não pode. :(
      Mas sei que no final vai valer a pena!!
      Obrigada pelo carinho, querida.
      Beijos

      Excluir
  8. É brabo .. elas querem fazer como as amiguinhas ... super complicado mesmo! Atualmente ainda consigo regular o lanche da Luma ... mas sei que um dia tb isso vai acontecer ... bjs

    Roberta & Luma
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Roberta. Como disse, não julgo quem manda essas coisas, acho que cada uma sabe o melhor para sua filha, porém é difícil fazer ela entender que comer uma fruta ou um lanche natural é melhor que um salgadinho ou bolinho maria rsrsrs
      Beijos

      Excluir
  9. Poxa, tô admirada!
    Bato palmas para essa iniciativa da escola da sua pequena
    Como mães precisamos sim buscar uma alimentação saudável para os pequenos, tô feliz por vcs, bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei assim, Cris, admirada!!! É muito difícil mesmo encontrar, fico feliz que tenha acertado na escolha!!!
      Obrigada pelo carinho.
      beijos

      Excluir
  10. Respostas
    1. A escola ta de parabéns mesmo, Toninha.
      Obrigada pela visita!
      beijos :)

      Excluir
  11. Olá! Acho super válida a sua preocupação! E excelente a iniciativa da escola. Nós fazemos a nossa parte que é educar e ensinar uma alimentação saudável e vai chegar a hora em que eles mesmos terão que fazer as suas próprias escolhas. Que bom que sua filha aprendeu direitinho! É muito recompensador isso né? Aqui em casa não tem neura, mas tbém procuro ensinar o que considero ser o melhor para a alimentação deles. Adorei o seu blog... bjs Camila Vaz
    mundodepalavras.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Camila. Temos que mostrar o caminho, más uma hora ou outra eles tem que andar sozinhos né? Ai só nos resta saber que fizemos o melhor para ensina-los. Aqui em casa também é sem neura rs Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  12. Cuidar da alimentação dos pequenos é super importante porque é desde cedo que ensinamos bons hábitos! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cibele! Concordo plenamente contigo, é muito importante ensina-los desde pequenininhos!
      Obrigada pela Visita, Beijos.

      Excluir
  13. Devemos cuidar de perto da alimentação, e se preocupar com o que o pequeno leva ou come na escola, seria ótimo se todas as escolas fossem assim, se preocupassem mais.
    Aqui ainda não vai a escola, mas cuido de perto em casa. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane, concordo seria o ideal que todas fossem assim, servindo somente refeições e petiscos saudáveis ou menos não tão agressivos quanto frituras, refrigerantes e salgadinhos né rs.
      Que bom saber que há outras mamães que também se preocupam com a alimentação dos filhos. :)
      Obrigada pela visitinha, beijos.

      Excluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe