Os benefícios da leitura no cotidiano das crianças

(Lara "lendo" para seus bonecos e bonecas - orgulho da mamãe)
Eu sou uma apaixonada por livros, assumida, sempre gostei da magia de poder usar a imaginação para visitar lugares distantes ou imaginários. E não poderia deixar que a Lara passasse por essa vida sem que ela sentisse a emoção de saber como é, por isso desde muito pequena eu sempre a incentivei, levo ela sempre que posso a uma livraria ou evento de livros e sempre compramos livros novos para a coleção dela. Mas, mais do que isso eu a incentivo lendo para ela, todas as noites, ela escolhe um exemplar, seja um livro grande, que vamos lendo em partes, um pequeno que acabamos em uma noite só ou um gibi, que passou ser a escolha dela ultimamente. Como ela está com seis anos, ela ama livros com gravuras ou aqueles de poup up (que as figuras saltam do livro), têm também alguns que são com sons, que acompanham a história e um que conta a história para a criança (esse ela não gosta muito, ela diz que prefere que eu leia para ela, pois coloco emoção – adoooooooooro rs).
Apesar de parecer apenas uma coisa lúdica, ou uma forma de me aproximar da Lara, afinal trabalho o dia todo e esse é o “nosso momento juntas”, hoje venho falar que vai, além disso, há muitos benefícios em envolver a criança no mundo da leitura, e são esses benefícios que venho contar hoje! \o/

Desenvolvimento da linguagem oral

Quando a criança é estimulada pela leitura de um adulto, ela captura a forma que as palavras são ditas, sua fonética, como elas são colocadas na frase e assim, quando ela entra na fase de aprender a falar, fica mais fácil, pois ela já está habituada às palavras e seus tons, por isso os especialistas pedem aos pais que evitem falar errado com seus filhos pequenos, um hábito a muito impregnado na nossa cultura, afinal quem nunca falou ou presenciou alguém falando diferente e/ou errado com um bebê ou criança?
Isso ficou claro no desenvolvimento da Lara, pois sempre corrigi pessoas que falavam errado ou a incentivavam a falar errado alguma palavra, eu sempre a ensinava do jeito certo, até que ela a falasse corretamente e quando ela entrou na escolinha, ela se desenvolveu muito bem, hoje, com seis anos, ela já lê e escreve palavras mais simples e sei que grande parte dessa conquista foi iniciada quando ela ainda nem tinha dois aninhos.


Estimula a imaginação


Crianças que tem acesso a livros desde pequenas tem a imaginação aguçada desde então, e por isso são mais criativas e conseguem se imaginar em determinadas situações que ainda não vivenciaram na realidade, como perigo, medo e angustia e com isso aprendem a lidar com essas situações com mais facilidade do que crianças que não foram estimuladas nesse sentido.





Atenção e disciplina são estimuladas

Quando a criança tem um momento de leitura com um adulto, além de estimular a imaginação, como citamos acima ele também está despertando a sensibilidade da criança com relação à atenção e disciplina, já que para escutar a história ela precisa ficar parada e atenta ao que está sendo lido. Entretanto, os pais ou adultos leitores devem se atentar que o período de atenção da criança é variável, em cada idade da criança há uma disponibilidade de atenção, aí o que entra em parte é a vontade do adulto em fazer daquele momento mais lúdico e atrativo, uma boa ideia é escolher livros específicos para a idade exata da criança.
Com a Lara isso aconteceu quando ela era menor e eu tive que usar o jogo de cintura para cativar a atenção dela e mostrar que aquele era um momento especial e divertido, assim como brincar de bonecas, montar quebra-cabeças ou assistir seu desenho favorito e hoje eu nem preciso persuadi-la mais, quando ela percebe que está se aproximando a hora de dormir, ela já escolhe a leitura da noite e fica toda ansiosa e atenta esperando nosso momento.

Criar laços entre a criança e o adulto

Essa, confesso, foi a parte que me incentivou a ler para ela desde pequena, quando a Lara estava com dois anos eu precisei voltara a trabalhar e por isso nossos momentos juntas foram severamente reduzidos e para driblar essa nova condição eu instaurei esse “momento só nosso” e ele vem fazendo sucesso desde então.



Espero que tenham gostado e que sirva de incentivo para aqueles que estão iniciando essa nova prática, pois sei que não é uma tarefa fácil no inicio, exige muita paciência e dedicação da nossa parte e para aqueles que ainda não tem esse hábito fica o convite, para tentar e proporcionar lembranças inesquecíveis na vida dos seus pequenos.


Beijos

20 comentários:

  1. Ler é muito importante, temos que incentivar nossos pequenos desde novinhos.!! E que linda a Lara lendo para seus bichinhos!!

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ludmyla!!! Ela adora "ler" para eles, e a mamãe aqui se enche de orgulho rs
      Beijos

      Excluir
  2. Lindo post!
    Ler realmente é muito importante e se damos o exemplo é mais rico ainda, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris!!! Verdade dar o exemplo ajuda muito!!! beijos

      Excluir
  3. Nossa preciso de uns livros pra começar a ler pra minha filha.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que te ajudei a começar esse lindo caminho de leitura, amiga Gerri!!! \o/
      Beijos e boas leituras :)

      Excluir
  4. Aqui em casa meus pequenos nasceram e vivem em meio a livros,leio todos os dias.Minha pequena de 2 anos adora falar que esta lendo meus livros,ter esse convivio com a leitura desde cedo é muito importante para o desenvolvimento deles,amei seu post.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Simeia!!! Eu acho super importante a leitura estar presente na vida deles desde pequenos!!!
      Beijos e obrigada :)

      Excluir
  5. concordo plenamente, leitura é essencial a todas as crianças! Aqui inventamos histórias para os livros! rsrsBjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Viviane!!! Que legal, é bom usar a imaginação também!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Belo post amiga .. aqui está sendo o inverso .. a Luma é que está nos estimulando a ler novamente .. na nossa época, ao menos na minha não tinha essa cultura, não se dava essa importância .. infelizmente ... Aqui lemos todos os dias com ela e ela está sempre manuseando livros e tb lendo para as bonecas .. muito legal .. bjsss

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!! Que bom que gostou! Que legal saber disso, linda ela incentivar os pais! Parabéns pra ela \o/
      Beijos, querida!!! :)

      Excluir
  7. Muito bom esse post, a leitura só traz benefícios para quem cultiva esse lindo hábito!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Shairane!! Com certeza, só traz coisas boas!!!
      beijos

      Excluir
  8. Excelente o post. Também adoro ler e estimulo muito o hábito nas minhas filhas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris!!! Que bom saber que tens o hábito também!!
      beijos

      Excluir
  9. Eu adoro ler... e adoro ler com os meus pequenos... Acho engraçado a Princesa pegar o livro e trazer pra eu ler... e ela só tem 1 ano e 2 meses!!!
    Garotão já pesca uma palavrinha aqui e ali... hehehehe
    Beijos!!
    Ah, e parabéns pelo destaque no "Mamães em Rede"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Poxa, imagino que bacana é quando ela toma a iniciativa de querer que tu leias para ela!!! Ahhh a minha Lara também ta na fase de aprender a ler.
      Obrigada pelo carinho, eu fiquei muito orgulhosa por ser citada como destaque!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Super parabéns pelo post.
    Disse tudo.bju

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe