Blogagem Coletiva: Mais Presença. Menos Presente


Esse assunto me toca bastante, pois como já citei nesse post, estou em processo de mudança de trabalho CLT para um Home Working e por isso ainda trago em mim alguns traços de mãe que trabalha fora e sente a bendita da CULPA.
Sim, confesso, que já fui dessas, que pensava que já que não poderia estar presente como gostaria, poderia suprir isso com presentes. Mas hoje sei que a presença de uma mãe e um pai na vida de uma criança é INSUBSTITUÍVEL
! Por isso, aos poucos fui modificando minha forma de pensar e hoje não sou mais aquela mãe que chega com um presente novo a cada semana, mas as vezes, algum resquício dessa mãe antiga aparece, e é sempre em épocas como essa, de grandes comemorações que presenteamos nossos filhos. Não é fácil mudar, não é fácil deixar de lado a culpa, mas é possível!
E é o que venho fazendo nesses últimos meses! Venho me tornando a mãe que sempre sonhei em ser pra Lara, que brinca, conversa, corre, pula, faz bagunça, que educa, dá carinho, amor e claro, limites. Mas, assim como eu estava acostumada a ter esse tipo de comportamento, a Lara também estava se acostumando a isso, a receber mil e um presentes e nada de presença. Aí, essa semana, que se aproxima do dia das crianças, ela fez um desenho, dela ganhando muitos presentes, mas eu disse que ela ganharia apenas 1, que ela já tinha muitos, e que eu e o papai (que antes dávamos 1 presente cada um) iriamos presenteá-la juntos. De início ela não entendeu, e eu confesso que baqueei, quis desistir, mas sei que estou fazendo o melhor, por isso segui firme e expliquei a ela que no domingo, o que ela vai ganhar é um dia inteiro TOTALMENTE dedicado a ela. Com muitas brincadeiras, passeios, teatro, e muitas muitas coisas, mas não materiais e sim PRESENÇA!

Fazendo a lição de casa juntas!

Desenhando-nos nos dedinhos dela!

Minha menina moleca!

Festa junina!

Peça de Teatro que fomos só nós duas!

Pasteeeeeeel!

Brincando de bolhas de sabão!

Passeio no parque com o Papai

Desenhando a Mamãe, ficou idêntica! (risos)

Fazendo juntas o Saci para o dia do folclore na escola!

Bom pessoal, é isso, nesse dia das crianças e nos próximos, escolham a presença aos presentes. Você e seus filhos tem muito a ganhar com isso!
Pois a gente pisca e eles crescem!

Super beijo!!












14 comentários:

  1. Que legal Janis, quantos momentos mágicos ao lado da filhota...
    Parabéns pela presença na vida dela...

    Beijos!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo amiga...sempre há tempo para refletir e fazer o melhor para os nossos filhos!! QUe seus dias sejam preenchidos cada vez mais com a companhia da Lara!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Janis adorei o post .. realmente mudanças não são fáceis, mas quando se é para melhor conseguimos melhor realizar ..
    Com certeza a Lara irá se acostumar a esse novo presente a PRESENÇA e ficará muito mais feliz

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mesmo estando longe um pouco
    A Lara sabe que é por uma causa boa e entende
    E você sempre aproveita cada momento com ela
    O amor é sempre imenso
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Realmente devemos aproveitar cada momento ao lado dos nosso filhos e participar sempre. Pois o tempo passa rápido, não é mesmo?
    Suas fotos ficaram lindas! Parabéns pela linda família!
    Beijinhos e Sucesso sempre flor!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre a ganhar! Nossos filhos são o presente que ganhamos e, a nossa presença na vida deles reforça esse amor! Parabéns, lindo post. bjbjbjbj Andrea e Lara - Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  7. também já me culpei muito amiga
    mas hoje não mas
    acredito assim como você
    que estar seguindo o caminho certo

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Amiga, seja mãe sem culpa! Não se cobre! Vc faz o seu melhor, eu faço o meu melhor! Não é trabalhando fora ou não, é cuidando e dando atenção!
    Tem mãe que não trabalha fora e passa o dia todo na net!
    O que importa são as raízes, valores que vc tem passado pra linda Lara.
    Grande beijo, Genis

    ResponderExcluir
  9. Pois é amiga, a culpa faz parte de mim tb, mas é bem o q disse, escolher e resolver mudar.
    Bom pra nós e mt melhor pra eles.
    Amei as fotos, bjs

    ResponderExcluir
  10. Pois é mesmo verdade a gente pisca e eles crescem, o que ficam são as boas lembranças dos momentos felizes, tbem trabalho fora, já me culpei muito por não conseguir ficar o tempo todo com meu filho, mas procuro fazer o máximo que posso, sei que ele se sente feliz. Vejo que existem por outro lado mães que não trabalham e mesmo estando ao lado do filho está distante por isso a qualidade e o amor é o que importa . Sua filhota é linda! Bjs http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É querida, logo quando eu voltei a trabalhar fora também senti um pontada de culpa, mas logo percebi que se eu chegasse do trabalho e brincasse com ela, buscasse ela na escola, tudo se transformaria. Porque a presença é tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Janis, eu voltei a trabalhar com a Ari pequenininha, 6 meses só... também virei a culpa em pessoa! Mais com o tempo a gente acostuma... Amei o post! Larinha muito linda, como sempre!
    Beijos amadas! Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  13. Amiga por alguns meses senti essa culpa também,realmente não é fácil mais as vezes temos precisão!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu bem sei como é esse sentimento de culpa, mas aqui em casa é fundamental a minha e a presença do pai na vida do Samuel. Preciso trabalhar, mas escolhi algo que não demande tanto tempo para que eu sempre possa passar um tempo de qualidade com meu filho. Eu amo dar presentes, mas a presença realmente é fundamental.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe