Alimentação saudável para crianças

Quando uma mulher gesta uma criança, ela se transforma no puro cálice da vida. Ela passa de simples mortal a um ser capaz de produzir alimento. E não é um alimento qualquer, mas aquele que contém todos os ingredientes necessários para o desenvolvimento do seu filho, sem que ele precise de nenhum outro complemento, nem água.
Porém, na atualidade estão desencorajando a nós mulheres de amamentarmos. Afinal nessa vida corrida, parar e exclusivamente amamentar virou coisa de bicho. Correria, dias cada vez mais curtos e mais cheios de tarefas e reuniões, como parar o tempo e fazer uma coisa tão “arcaica” como alimentar a sua cria? Ai a tecnologia entra em cena – ressalto aqui que a tecnologia é muito importante, pois através dela temos pesquisas e descobertas de curas antes improváveis de serem descobertas – porém ela não é essencial para tudo e não deve substituir o calor humano. Hoje temos incontáveis “soluções” práticas ao alcance das nossas mãos no mercado, mas será que essas fórmulas e complementos são realmente bons para o desenvolvimento das nossas crianças? Será que eles, com suas doses excessivas de açúcar e sal e seus corantes e conservantes, realmente podem complementar ou até substituir o leite materno?
Uma forma de resposta a essas questões que estão aparecendo de forma alarmante é a obesidade infantil. Crescente na geração que tem a sua disposição fast food e todo tipo de alimentos rápidos, práticos e entupidos de conservantes, que combinados com o sedentarismo crescente, haja vista que hoje as crianças não saem para brincar na rua ou em parques, mas ficam em casa olhando para uma televisão, monitor de computador ou vídeo game, está levando nossos pequenos à obesidade num piscar de olhos.
Muitos pais estão percebendo o fim inevitável que essa má combinação terá, e estão se mobilizando para mudar essa perspectiva. Porém, estão descobrindo que essa não é uma tarefa fácil, pois não é simplesmente retirar alimentos gordurosos e industrializados da alimentação das crianças e coloca-las em uma rotina que inclua um exercício físico, é preciso ir além. E como fazer isso? Já que em todo lugar há propaganda daquele lanche rápido e pratico que pode ser adquirido em uma loja perto da sua casa ou em belos shoppings com ar condicionado? E o melhor, ele de quebra vem com um brinquedo que todos os amigos do seu filho têm, assim ele também já o deseja, mesmo tendo apenas um ou dois anos de vida. Mas não é tão ruim assim, afinal, no “kit” vem uma maça. Claro que é uma maça com quilos de conservantes para aguentar um longo tempo sem escurecer e se deteriorar, mas ainda sim é algo saudável, não?

A propaganda destinada ao publico infantil é muito intensa e certeira, afinal ela se destina a crianças que não tem noção de preço x custo beneficio e nem são geradoras de sua própria renda, assim para elas não importa que não seja saudável, elas apenas desejam aquilo que está associado.
Outra briga feia, que os pais estão enfrentando é com o refrigerante. Há 10 anos, ele não era tão presente na vida das pessoas como hoje. Antigamente ele aparecia apenas em aniversários, afinal era um momento especial e poderia ser quebrada a regra de tomar aquele suco de fruta colhida do pé, no quintal da avó, mas hoje, crianças estão se entupindo dessa bebida doce e gaseificada desenfreadamente, sem qualquer controle ou precaução. Essas crianças aprendem desde pequena o quão “gostoso” ele é,  afinal é doce – leia-se exageradamente doce – e tem o gás que deixa aquela sensação diferente na boca, ai me diga, que criança não iria gostar? Pois é, ai começa o problema. Quando uma criança, em pleno desenvolvimento do paladar, prova alimentos muito ricos em açúcar ela tende a excluir alimentos que não são tão doces, prejudicando assim a amplitude de alimentos ingeridos e ampliando a deficiência de certas vitaminas e minerais essenciais para seu desenvolvimento saudável.
Assim, o ministério da saúde adverte que crianças de até dois anos de idade não devem ter contato com açúcar refinado – esses encontrados em mercados – e nem alimentos que contenham uma grande quantidade dele, para que o habito alimentar da criança não seja prejudicado e até os seis meses de vida o bebê deve ser alimentado única e exclusivamente pelo leite materno.
Considerando essas informações, novas mamães engajadas em dar a seu pupilo uma alimentação saudável e balanceada, ganham o suporte que precisavam e podem então desenvolver esses hábitos na família toda, já que crianças têm seus pais ou pessoas próximas como exemplo, é fundamental que todos se disponham a mudar.
Porém, isso se torna uma função mais difícil quando os filhos não estão mais na fase de conhecer os alimentos, mas na fase entre três e cinco anos e já conhecem e consomem todos esses produtos. Ai o desafio dos pais se torna praticamente uma guerra. Como convencer seu filho que o bolo feito pela mamãe, com pouco açúcar e sem conservantes é melhor que o bolo da “maria” ? Como fazê-lo entender que a água fervida e filtrada que a mamãe manda na lancheira dele é mais saudável e gostosa que o refrigerante que a mãe do amigo o deixa tomar?
Estou vivenciando exatamente esta transição, para ensinar a Lara a se alimentar melhor, li recentemente o livro "Crianças Francesas Não Fazem Manha" e me apaixonei pelo engajamento deles para manter as crianças longe de lanches calóricos e também por não oferecer alimentos fora da hora pré- determinada para a família se alimentar, porém, lá fica mais fácil aderir a técnica pois todos a seguem, então você não tem que explicar mil vezes para uma crianças de 6 anos o porque ela não pode comer salgadinho e refrigerante na escola, quando o amiguinho pode. 
Aqui, o trabalho duro tem que ser feito em casa, primeiro com a mudança de hábitos alimentares dos pais, pois somos os exemplos deles, e não há argumento que convencerá uma criança a comer saudável se os próprios pais não o fazem. 
Uma tática muito bacana, que vem angariando muito adeptos ultimamente é a comida divertida. Ela consiste em deixar a hora da alimentação mais colorida e bacana, com a preparação de alimentos em formas de bichos ou formas que as crianças gostam, pois elas comem primeiro com os olhos e quando se está provando um lanche com a forma da sua princesa favorita ou com aquele super herói incrível, é mais fácil fazer os pequenos aceitarem mesmo que neles contenham vegetais ou frutas que eles não possuem o hábito de aceitar. 

E para os pais interessados, indico um blog super bacana, idealizado pela Andrea Charan, onde ela ensina todas as COISAS que ela faz para a Lara - siiiim a filha dela também tem esse nome lindo hahaha - e lá tem muita dica de alimentos saudáveis e divertidos para as crianças! Não deixem de conferir!
Bom, espero que tenham gostado.É uma tarefa lenta, sofrida e difícil, mas não impossível.
Depois volto com mais dicas e para contar como têm sido a minha evolução alimentar com a Lara!
Beijos

19 comentários:

  1. Amiga, tudo mudou demais, perdeu se grande parte do papel divino da mãe, mudou se os valores, hoje muitas mães são as principais geradoras de renda de uma casa, não tenho nada contra, mas mudou muito, e os homens ainda relutam para cumprir tão bem quanto as mulheres o papel de cuidar dos filhos, visando a alimentação, educação e carinho. è muito importante tudo que levantou e uma parte disso tudo que acho lindo é que a mulher com todos os novos afazeres, ela ainda arruma criatividade em colorir e enfeitar os pratos para os filhos. :3 <3
    Beijão <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Janis adorei o post, a alimentação saudável aqui em casa é uma prioridade, nos preocupamos muito com o que dar para nossa filha comer aqui.

    E os pratos divertidos e coloridos em formas de bichinhos e árvores aqui em casa é um sucesso... minha filha adora!

    Beijos
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  3. Uma fase muito delicada
    por isso que devemos estar sempre atenta as alimentação dele
    Importante para eles no futuro
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Perfeito amiga! Exatamente isso! Não li esse livro, mas sempre pensei assim .. a Luma nunca tomou refrigerante até agora e come de tudo .. eu e o pai mudamos nossos hábitos bem antes dela comer de verdade .. então ela já vê a gente comendo e quer experimentar tudo .. feliz ou infelizmente somos exemplo .. temos que começar por nós .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa agora é Tal mãe, tal filha ...
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  5. É fundamental educar a criança a comer de tudo. Mais comer de tudo "CERTO".

    ResponderExcluir
  6. Alimentação saudável , para crianças e para adultos é importante para nossa saúde .... Postagem muito importante !

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post, também li o livro Crianças francesas não fazem manha e tirei várias dicas dali. E acho muito legal fazer comida divertida, pode ser uma alternativa.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  8. é por isso que toda campanha de amamentação eu to dentro
    acho que dai começa uma alimentação saudável
    não dei e graças a Deus nunca precisei da fórmula as
    minhas filhas, aqui poucas frituras
    ou quase nenhuma feijão verduras frutas rs
    amei as dicas e realmente os pratos divertidos e
    saudáveis da Andrea são maravilhosos

    Linda Semana
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Preso muito pela alimentação saudável tanto minha quanto do Lucas.
    Ontem mesmo estava falando sobre essa maça que vem no lanche que para mim é ainda pior do que a batata frita, ainda bem que Lucas até pede o brinquedo, mas não come o lanche rs

    beijos

    ResponderExcluir
  10. É muito importante. Obesidade infantil esta crescendo cada vez mais !
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Aqui graças a Deus Heitor é adepto a uma alimentação mais saudável, não que ele coma 100% saudável, mas na sua grande maioria sim! Nunca tomou refri, come quase nada de fritura, nem sabe o que é sanduiche kkkk Ele gosta mesmo é de comida e frutas! Espero que continue assim! E todos pais devem se preocupar com a alimentação de seus filhos!
    Bjos
    Tatty

    ResponderExcluir
  12. Amiga, como vc escreve bem!
    Olha, apesar de toda dificuldade, eu amamentei JM e zelo até hoje por sua alimentação.
    Ele não bebe refrigerante e não come fast food. Não tem interesse, pois nunca foi estimulado.
    Nunca levei ao Bobs e ao Mcdonalds, pra que né? Totalmente desnecessário.
    Quanto ás comidas divertidas, acho bem legal tb e estimula muito a boa alimentação.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Criança bem alimentada é criança saudável!
    E certamente um adulto com a alimentação e a vida equilibrada.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post!
    Uma alimentação saudável é tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amiga, lindo post!
    Estamos em luta constante... a praticidade nos move a cada dia, infelizmente...
    Mas vamos lutando contra e evitando o que faz mal
    Estou em luta pq meu pequeno não aceita mais legumes e verduras, mas continuamos insistindo, porque não podemos desistir
    bjs

    ResponderExcluir
  16. A alimentação é algo muito importante, que aos poucos está perdendo sua importância para as comidas rápidas! Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post ... vou ser bem sincera dou sim ao Gui lanches do Mc para ele, mas não passa de 1 vez ao mês (quando isso acontece), mas em casa sempre temos suco naturais, refrigerante só quando tem visita (isso quando é programada pq se chega de surpresa é água e suco natural rs), legumes, verduras sempre (até o Gui mesmo que pede e escolhe o que quer), grelhados e cozidos, fritura as vezes, pois ele adora um ovo frito, então pelo menos 2 vezes ao mês faço, ou numa correria do fds que não tem mais nenhuma mistura acabo fazendo, frutas muitas ... ai no fds saimos um pouco da rotina mas tenho feito ultimamente sempre comida para ele no fds nem que seja arroz, pure e salada ....

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Alimentação é um assunto importante, mas tem criança que não come nada.... Tem mãe que sofre viu...
    Aqui em casa o Vitinho gosta mesmo é de macarrão sem molho, arroz e feijão... E carnes, é uma luta para comer, mas come de vez em quando...
    Adoro as dicas da Andrea, mas a Lara come de tudo, e ai fica bem mais fácil... Mas as dicas dela é maravilhosa, adoroooo e curto o blog dela.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe