Avós e netos - Como lidar com esse mimo todo?

Na minha família, a Lara foi a primeira neta, de ambos os lados, e isso potencializou ainda mais os mimos, já que além de ser a primeira, do lado dos meus pais, ela reinou soberana por longos 6 anos, pois somente agora está vindo um outro bebê para a família.
E com isso, claro, ela sempre foi a bonequinha dos avós, a que pode fazer tudo e por quem eles fazem tudo - TUDO mesmo! hahaha
Mas e como fica a educação dos pequenos com essa enxurrada de mimos?
Em casa, eu sigo uma linha de educação e alimentação, que consiste em fazer lição de casa e guardar os próprios materiais em seu devido lugar, assim como qualquer brinquedo que ela deseja brincar, assim que termina, é obrigação dela guardar; já com a alimentação, em casa não tomamos refrigerantes, a menos que seja uma ocasião muito especial, mas é bem raro, e durante a semana (segunda a quinta feira) a Lara não come doces. A sexta chamamos  carinhosamente de "dia da besteira" e por isso estão liberados doces, pizzas, refrigerantes, salgadinhos e todas aquelas coisas gordurosas que as crianças gostam, sabe?
Mas, como meu marido tem trabalhado até muito tarde e não pode pegar a Lara na escola, em alguns dias da semana, quem está fazendo essa tarefa é meu pai, ou seja o vovô, lembra? Aquele que faz tudo pela netinha? hahaha

A Lara adora, claro, pois lá na casa dele, além de não precisar guardar nada e ter toda atenção do vô por várias horas, agora tem o "bar do vô" isso mesmo minha gente, um bar só pra Larinha, com todo tipo de doces que você pode imaginar!
Tenho ciência que ele não faz isso para tirar minha autoridade ou do meu marido, mas isso influencia diretamente na rotina da Lara, já que nos dias que ela não vai para a casa do vô, ela não tem essas regalias todas e não entende muito bem ainda o porque, e isso desencadeia uma grande explicação, toda vez que isso acontece. Sei que muitas vezes ela fica chateada, e quer realmente o doce, mas regras são regras, e ela acaba aceitando e deixando para matar suas vontades na sexta da besteira.

Mas, como podem ver, no caso da Lara, que já teve uma rotina montada com relação a alimentação e educação, ela se adapta bem, porém não é sempre que estamos nessa fase não é? E ai que a tal pergunta surge, como lidar com os mimos dos avós, quando a criança ainda não entende muito bem as coisas?
Sei de muitas histórias, que os parentes acabam se afastando por esse tipo de desavença de ideais. Para mim, o melhor caminho a seguir é o respeito, bom senso e a honestidade, foi o que segui e sigo até hoje. Quando alguém, sejam meus pais ou outros parentes, quer fazer algo com a Lara, que não está de acordo com o que penso ou idealizo para ela, primeiro eu penso, o quanto aquilo pode influenciar na rotina que eu determinei para ela, caso seja algo que será apenas um dia ou que não vá influenciar tanto, eu relevo, mas quando é algo que vai contra o que eu quero para ela e vá ter um grande impacto eu externizo minha contrariedade e peço para que não faça aquilo, com calma e respeito, já que na maioria dos casos, essas pessoas não estão fazendo isso por mal, mas porque querem mimar mesmo seus preciosos netinhos. Mas se vejo, que o ideal da pessoa é tirar minha autoridade ou me jogar contra meu filho, dando a ele aquilo que eu já deixei claro que não era para ser oferecido, ai a abordagem tem que ser um pouco mais intensa. Vale conversar mais reservadamente, sem a presença da criança e mostrar que aquilo está desagradando e pode afetar a convivência deles e consequentemente a dos avós com a criança.


         E vocês, já passaram por alguma situação constrangedora? Ou por ai é tudo na mais santa paz entre as regras e rotina e os mimos dos avós?


Beijos

18 comentários:

  1. Oi amiga, esse assunto é sério e outro dia vc comentou e fiquei curiosa para saber quais eram os mimos dos avós... E agora que vc dividiu com a gente, a minha opinião é vc ter paciência, porque com certeza eles não fazem por mal.
    Como lá não é sua casa, as regras acabam sendo outras, e os mimos rolam soltos...rs Então, o melhor a fazer é relaxar, e manter firme as suas regras na sua casa e sempre explicar para a Lara, que as sua regras são essas, e que vc mantem ela para o bem da Lara e da família.... Eu pelo menos decidi seguir os caminhos da paz, sem brigas, porque são fases... Sei como é ruim, ser desautorizada, porque isso acontece comigo também, e no meu caso é pior, porque é na casa da minha sogra....rs... Chega la o Vitor quer tirar a calça, o tênis, tudo por influência da minha sogra... Na verdade já chegou até a sair faíscas entre a gente... Mas aprendi que não vale a pena arrumar confusão fora de casa, e que esses momentos são passageiros... Mas se vc se sentir mal com a atitude do seu pai, converse com ele, peça para ele maneirar... Mas não estressa, porque levar a vida mais leve, é o melhor caminho para viver em paz...
    Todo mundo passa por isso, não tem jeito...
    Adorei o post.
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, amor dos avos nao tem comparaçao, fui mimada por eles ate o momento em q foram morar com Deus
    Amiga me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que mimar pode, só não pode tirar a autoridade da mãe e falar na frente da criança!!Os avós tem que respeitar as decisões dos pais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga ja passei por cada situação, mas a que eu tenho que está sempre controlando é meu pai, sempre dar doces, doces e mais doces para minha filha, ai fico limitando, mas é amor demais e ela o ama muito..
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa o mimo é demais da parte da minha mãe com os netos, mas na hora dos pais reclamarem minha mãe e meu pai não fala nada.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui os avós dão os doces e ela guardar
    não temos um dia exato
    mas gostei da maneira como você estar
    fazendo

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre converso com os avós do Rafa para não me desautorizarem. Dialogo é a base
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa minha mãe mima com limites, quem é o "estragado" mesmo é meu pai rsrs mas acredito que o mimo fique mesmo fora do controle quando a criança passa o dia com os avós.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa nem fala aqui minha mãe mima demais, ta dificil lidar.
    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga, nem te conto moro na parte de cima da minha mãe, e minha amada mãe é tudo para nós mas ele faz todas as vontades do Heitor, já conversei várias vezes é bem complicado! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  11. Independente de minos tem que haver o respeito com os pais!
    E como dizem por ai, os avós foram feito para "estragar" os netos!
    Por aqui graças a Deus tudo tranquilo, minha mãe sai de perto quando estou chamando a atençao do pequeno e minha sogra fica com um olha de pelo amor de Deus não faz isso com meu neto! kkkkkkkkk

    Abraços,
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa por aqui anda bem dificil. Sempre que chamo a atenção da Lara ela corre para a minha mãe e fala: vovó a mamãe. Acho que as avós nos ajudam, mas mimam demais. Dificil =/

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Por aqui não passo por isso
    Aqui a Vô nao dar tanto mimo a Luma rss
    Ela já sabe como é
    Mas é o mimo da familia mesmo assim
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que mimos bom é da dos dois pena que não tenho,
    as duas são distante de mim, Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis
    TSU: https://www.tsu.co/Nequeren

    ResponderExcluir
  15. Costumo dizer que minha vo era meu pai minha mae e meu tudo saudades eterna dela com o carinho que so ela sabia me dar me emocionei com seu post lindissimo....

    ResponderExcluir
  16. Aqui tento controlar bastante meu pequeno, e sei que quando tiver maior não vai ser fácil, pois ele tmb é primeiro netos das duas familias e primeiro bisneto ai ja viu NR,muitos mimos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olha é complicado. Aqui meus Pais adoram dar porcarias para o Isaac, e ele claro adora. Mas tento ao máximo dizer que tudo em excesso faz mal, eles entendem.
    Mas criar uma rotina como falou é ótimo, adorei a ideia do dia da besteira, vou fazer isso em casa, e criar um dia só para isso. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  18. Realmente é um pouco complicado. Quando é só afeto, carinho e atenção é mais fácil de lidar. O problema é quando os avós se acham no direito de se entrometerem e resolverem os problemas. Acaba prejudicando a relação que acredito eu deveria ser de puro amor!!! Parabéns pelo post.
    BJKS

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe