Relatos de Parto - Os lindos partos da Glau!

Oi, pessoal, hoje trouxe os relatos de parto de uma amiga querida, a Glaucia. Ela relatou o nascimento das duas filhas, um parto foi normal em uma Casa de Parto e o outro foi um lindo parto domiciliar! Deixo você agora com as lindas e emocionantes palavras dela:
Sou mãe de duas ! Meu relato surge na madrugada. Após a mamada da caçulinha.
Minha historia começa em 2011 quando descobri que estava gravida. Minha gravidez foi super desejada e planejada. Quando tivemos o positivo em mãos foi uma festa.

Intuitivamente corri na mesma hora ao posto de saúde pra iniciar o pré natal. Digo intuitivamente pq não tive contato com nenhuma gestante na família. Filha única durante 17 anos. Não sei o que é ver os irmãos tendo filhos, casando e etc.

Eu não pensei no parto, pasmem. Pra mim era um processo tão natural que não precisava ser pensado. Questionei o go do posto uma vez sobre o assunto. O que ele me disse ? Esta cedo demais pra pensar no parto. Acreditei.
Estava já com 5 meses de gestação, quando me deparei com uma pessoa próxima que iria se internar no dia seguinte pra ter sua cesárea eletiva. Inconscientemente aquilo me incomodou. Fiquei pensando sobre as cenas de filmes em que a bolsa da mulher estoura. E a família sai correndo pra maternidade. Cadê a magia ?
Dai que fui atrás de informação. Cai nos grupos de maternidade ativa, que só passam informações baseadas em evidencias ! Lá que fui conhecer a realidade obstétrica brasileira. Levei um susto. Não era só chegar na maternidade e parir ?
Eu fazia parte daquele grupo de mulheres que no inicio da gravidez quer parto normal. Mas pra se chegar no objetivo tem uma serie de obstáculos.
Eu não queria depender do medico do plantão lá do hospital. Eu iria parir pelo SUS. Mas e ai ? Aquele monte de intervenção que na época eu nem entendia o que representava mas sabia que não queria.
Tive como aliada ajuda de pessoas que lutam até hoje pela humanização do nascimento. Com informações de qualidade e ajuda pra eu ter o melhor possível. Fui doulada virtualmente por uma mulher incrível que ajudou muito o meu processo de empoderamento. A incrível Lívia Benetti de Campinas.
Cheguei na conclusão de que : parir da forma como eu queria, com menos intervenção possível e de forma humanizada, pelo SUS só na casa de parto de Sapopemba. Dai todo aquele processo de vai conhecer e tal. Adoramos. Só sei que esse processo todo demorou bastante. Fui conhecer numa semana e na outra já fui a primeira consulta, já com 37 semanas.
O trabalho de parto
Era quinta feira. Dia 08/03/2012, senti a primeira contração, não tive contração de treinamento, por isso quando senti já pensei, ela ta chegando ! Imagina a ansiedade. Primeiro parto. Primeiro tudo. Fui dormir falando igual um papagaio. Acordei o marido diversas vezes. De tanta euforia. Minhas contrações começaram a ficar doloridas e eu já fui correndo pra CPS. Modo de falar. Da minha casa ate lá são quase duas horas.
Cheguei e claro que não estava em tp ativo. Mas de acordo com as regras da CPS eu precisava parir logo. Estava na data limite. 42 semanas. Me mandaram p casa. Voltei. Chegando em Poá minhas contrações já estavam muito fortes. Fui pro chuveiro. Mas não estava bom. Fui pra cama e estava pior ainda. Eu não tive doula. E isso me fez uma falta terrível.
Voltei pra CPS. Cheguei lá 13:00 e só fui internada pq de acordo com elas "eu morava longe".
OK. Meu horário de admissão foi as 13:30. Ate o parto teve uma longa caminhada. Eu e meu marido tivemos toda liberdade la. Elas iam no quarto de duas em duas horas pra examinar. A unica coisa que me incomodou lá foram os exames de toque. Eu fui pro chuveiro. Pra bola. Pra cama. Comi. Bebi. Enfim o que eu queria e como queria fazer eu fiz.
A única intervenção que eu tive foi que estouraram minha bolsa. Com meu consentimento. Isso as 18:00 quando eu já estava morrendo de cansaço da noite não dormida e do dia em tp. Fui pro chuveiro novamente. E comecei a sentir os puxos. Pedi cama. Fiquei sentada. E lá as 18:40 do dia 09/03/2012 minha Nicole nasceu. Apos somente três contrações. Veio direto pro meu colo. Mamou. Ficamos lá abracadinhas. E apos isso ela foi pra sala de procedimentos com a enfermeira e meu marido. Tive uma laceração mas tudo certo. Foi um parto fácil. Liso. E até que rápido.
Quando nick estava com 1 ano e 9 meses, descobri a gravidez não planejada de Valentina. O meu único choque era o tamanho da Nick. Ainda era um bebe. Que adorava seu colinho, dormir com a gente, seu peito.... Isso pra mim foi pauleira. A dificuldade em entender que tudo iria se acertar. E que ela iria continuar tendo as mesmas coisas só que em menor escala.
Gravidez da Vale foi tranquila como a da nick, uma semana apos o choque de me ver gravida novamente eu já estava pensando no parto !

Pra quem esta por dentro do movimento da humanização, sabe que a Casa de Parto de Sapopemba é uma questão de sorte. Eu tive. Conheço quem não teve. Recentemente proibiram as doulas lá e voltaram atrás. Eu não queria tentar a sorte queria um parto digno, com respeito pra mim e minha filha.
Só tinha uma opção e uma vontade : parir em casa !
Conheci a equipe de parto domiciliar planejado Lumiar. Elas são de Mogi das Cruzes. Sempre pensei no PD como algo pra quem tem grana. Eu não tenho. Mas as meninas foram super acessíveis. E da nossa forma estamos pagando o parto. Mesmo depois de ele já ter acontecido. Mas era o nosso sonho. E ainda bem que o universo colocou elas no nosso caminho!!!
E assim começou nosso sonho. Consultas mensais. Pré natal com as meninas da Lumiar e com o go do posto. O mesmo que fez meu pré natal na primeira gestação. Tudo maravilhoso.
Eu pensava no segundo parto como sendo "mais fácil", " mais rápido", como sempre ouvia.
Quem entende de PD sabe que a coisa é seria ! As profissionais são formadas pra lidar com Parto. Com gravida. Com bebês. É tudo muito profissional. Muito. As consultas são um milhão de vezes mais elaboradas do que a do posto de saúde.
A todo tempo me questionavam sobre meu plano B. Não tinha. Combinamos o que estava dentro das minhas possibilidades... Então iriamos pra um hospital publico caso houvesse a necessidade.
Mas eu juro que jamais achei que existiria essa possibilidade.
O parto !
Eram duas da manha do dia 27/08/2014... Senti uma coisa quentinha escorrer nas minhas pernas enquanto dormia. Pensei : fiz xixi não acredito nisso. Fui ao banheiro e mesmo assim tinha isso comigo. Fiz xixi não creio....
Era a bolsa obvio. Tantos relatos pra que ? Pra na hora que a bolsa estourar você achar que é xixi. Quanta burrice !!!
Quando caiu minha ficha fiquei anestesiada. E na hora pensei : cadê as contrações ? Não estava em trabalho de parto.
Avisei as parteiras. A doula. E fiquei esperando algo acontecer. E nada.
Pela manha as parteiras vieram me examinar. Não estava em tp. Mas a outra gestante que a Lumiar acompanhava estava ! E lá em Mogi. Criamos um vinculo muito bacana e hoje somos amigas !
Dai as meninas deixaram os materiais em casa e foram pra Mogi. Logo minha doula chegou. Deixei a filha com minha sogra e fomos ao mercado comprar coisas pra fazer um cha que estimula a ocitocina.
Ela fez o cha. O marido chegou.
Caminhei com a doula (amiga maravilhosa e parte essencial pra tudo ter dado certo Michele Aquino incrível)...
Fiz escalda pés. Fiquei de meias. Agachei. Fui pro chuveiro na bola... Já eram quase 5 horas da tarde e nada !!!
Caso eu não entrasse em tp precisaria ir ao hospital tomar antibióticos. Pra evitar infecção. (Vale lembrar que cada equipe que vai determinar o tempo maximo da espera. Verificando os sinais vitais do bebe e temperatura da mãe. E o parto com bolsa rota em casa tem muito menos chance de se pegar uma infecção do que num hospital por exemplo)...
Quando eu já estava cansada pelo trabalho de parto que não vinha... E por dentro triste, e assustada com a possibilidade de ter que ir pra um hospital, minha doula sugere que fossemos deitar! Pronto, foi eu deitar o trabalho engrenou !!!
As contrações ficaram ritmadas e fortes. E ao invés de reclamar da dor eu estava muito feliz e agradecida. Iria ter o meu tão sonhado Parto domiciliar e conhecer meu bebe (não sabíamos o sexo).
Foi um trabalho de parto intenso.. E rápido. Fiquei ate as 23:00 no chuveiro. Quando a agua acabou !! (Não tem racionamento não né Alckmin?)... E depois fui aguentando do jeito que dava ate ela nascer as 00:43!
Meninaaa ! Disse a linda parteira Rose ! Valentina veio direto pro meu colo onde ficou com os olhos abertos. Olhando o mundo. A irma dormia no sofá ao lado. Fui direto pra minha cama esperar a danada da placenta sair. !!
Ela deu um pouco de trabalho, sim, a placenta !
Não que tenha demorado, hoje após aquela ocitocina toda vejo que não demorou. O problema é que eu já estava hiper cansada. E as contrações estavam nas costas.
Durante todo o tp minhas contrações são só na barriga não sinto dor nas costas. Mas as contrações pra danadinha da placenta sair estavam nas costas... E eu cansada já não aguentava mais..  A parteira viu que a placenta tava no canal de parto, fiz força e pari aquela placenta grande e linda *---*
O nascimento da Valentina (o bebê surpresa) foi incrível. Eu só tenho a agradecer ao universo ter colocado essa equipe linda no meu caminho, a Lumiar, Paula Leal, Rose Gonçalves e Lilian Godinho. Ao companheiro incrível que tenho que sempre me apoiou. Sempre. E sempre confiou em mim e na minha capacidade de parir. A minha "doulamiga" maravilhosa Michele Aquino, que foi essencial durante todo tp. E as minhas filhas maravilhosas. Que me tornaram mulher. Segura de minhas escolhas. Empoderada. E confiante na minha capacidade de parir. Gestar. Nutrir !!!

19 comentários:

  1. Que lindo relato!
    Pelo que entendi o seu lance era o chuveiro na primeira e na segunda, depois de um tempo no chuveiro elas vieram =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sua meninas são lindas e seus partos lindos tbm. Que bom que tudo foi ótimo ´pra você e para as meninas. Da até vontade..rss
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas.com

    ResponderExcluir
  3. meus parabéns confesso que nos seus partos você foi feliz
    mas ter um parto em casa não tem preço
    lindas suas filhas

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. esses relatos de parto normal é lindo, principalmente os que acontecem em casa. Coragem total da glau! Importante é a mulher ser respeitada e ter o parto que deseja, do modo que deseja. Que bom ela teve informação de qualidade! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  5. Que relato lindo. Principalmente qdo tudo está a favor, principalmente a mãe, neh!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem me fala em gravidez surpresa, estou me organizando para termos um próximo baby para começar as tentativas quando a nossa baby estiver com mais de 2 anos...

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei o relato (aliás amo relatos de parto)! É tão bom quando temos para nos ajudar pessoas especiais e de confiança não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. suas princesinhas tão amadas.
    adorei saber que deu tudo certo e foi como esperava.

    ResponderExcluir
  9. Lindas bebes, muito bonita suas historias. bjos

    ResponderExcluir
  10. Nossa lindo relato, mãe guerreira! Acho que a humanização do parto no Brasil ainda tem um longo caminho a seguir, mas quando vejo esses relatos, fico mais animada!
    Adorei!
    Abraços
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  11. As bebês são lindas amei os relatos! Morro de vontade de ter parto domiciliar! Lindoooo me emocionei

    ResponderExcluir
  12. Relato de parto para mim sempre são lindos independente do tipo de parto, mas acho lindo a emoção e o amor envolvido. Beijos www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Ai que lindo. Parabéns pelos partos o meu não foi assim essa maravilha. Queria normal mas tive que fazer cesarea =/

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Linda história, lindas gatinhas
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa que história linda e emocionante. Suas pequenas são lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que lindooooooo ! Amei. Que emocaoooooo. Mu deus. Demais nao saber o sexo. Para o segundo quero assim. Queria muito PD, mas hoje tenho muitos medos.

    Bjs
    Mari Visconti
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  17. Ai que historia linda.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro acompanhar relatos de partos, das mamães e suas histórias.
    As meninas são lindas. Deus abençoe a família.
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe