Cálculo renal (pedra no rim) na gestação

     Hoje o assunto é sério, apesar de não ser muito comum, já que apenas 1 em 1.500 gestantes apresentam o cálculo renal na gestação.
         Essa semana, depois de uma dor insuportável na lombar e uma ardência na hora de urinar, eu fui ao hospital e lá veio o diagnóstico que até então nem passava pela minha cabeça, cálculo renal.
        Eu estava apavorada com medo de ser uma infecção urinária, pois ela pode desencadear um parto prematuro e isso me assombra. Mas, depois dos exames e da constatação de ser mesmo pedra no rim, o GO me medicou e pediu repouso e ingestão de MUITA água. Eu já gosto muito de tomar água, bebo cerca de 3 litros por dia, mas agora intensifiquei e estou bebendo bem mais que 5 litros.
        No meu caso, a pedra ainda está no rim e é muito grande para sair, por isso, caso eu não estivesse grávida, seria viável a litotripsia, que é um procedimento para "explodir" a pedra, porém este não pode ser realizado na gestação e por isso tenho que aguardar o nascimento da Manuela. Em casos urgentes, esse procedimento pode ser realizado 15 dias após o parto, porém como ele requer muito repouso e isso pode afetar a rotina de amamentação e cuidados com o bebê que são realizados pela mãe, então o ideal é que seja realizado somente após o primeiro ano de vida do bebê.
        Para aquelas mamães que não tem o hábito de ingerir muita água a dica é tomar um copo de água a cada hora, desde o acordar até o anoitecer e também não ficar sem ir ao banheiro mais que 2 ou 3 horas.
        E vocês já passaram por isso na gestação ou conhecem alguém que passou?
Contem nos comentários!

Um super beijo!


37 comentários:

  1. Eu sofri desse mal e nem estava gravida. Imagine como não deve ser desesperador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Ariane, no começo eu achei que tava com contrações, mas a ardência do xixi me fez desconfiar e ligar para minha Obstetriz e ela me mandou correr pro hospital e fazer exames!
      É uma dor desesperadora mesmo!

      Excluir
  2. Minha irmã está passando pela mesma situação, foi parar no hospital com muitas dores e era pedra nos rins... melhoras querida!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério?
      Melhoras para ela!!!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Eu tive calculo renal,
    logo depois que tive a Isa
    ela expulsou só, recordo que foi
    noites com dores horríveis

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Nanda, sério? A dor por aqui está suportável, mas tem dias, que a bendita pedrinha se mexe demais e minhas costas queimam :(
      Só o que salva é compressa quente e massagem do maridão!
      Beijokas

      Excluir
  4. nossa assunto é muito importante, pq muitas mães acham que as dores é por causa da gravidez e acaba n sendo, temos que ter muito cuidado. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu mesmo achei, ai liguei para minha Obstetriz e ela me aconselhou ir para o hospital fazer os exames!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Nossa, não passe por isso... mas é bom eu me cuidar, não tomo muito água...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Logo que engravidei meu médico disse, se eu já te dizia que era para tomar água, agora ainda mais. Minha mãe já teve pedras no rins, com direito a ficar internada e tudo.
    Janis, eu te desejo melhoras, viu? E bebe água, sucos, picolé, melancia, frutas com água...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, tem que se cuidar dobrado né? Obrigada pelo carinho, querida!!
      Ahhh dicas que vou seguir!
      Beijos

      Excluir
  7. Minha tia sofreu isso também na gravidez, imagino o. quanto seja ruim. Melhoras para você e que tudo de certo.


    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado demais! Obrigada pelo carinho, Dri!
      Super beijos

      Excluir
    2. Eu estou gravida de 10 semanas e descobri ontem na mac que tenho pedra renal dores insuportaveis .. A coisa e que eu odeio beber agua me vomito toda o que fazer para que isso nao aconteça?? Obrigado

      Excluir
  8. Amiga q assustador!!!
    Qd estamos grávidas nossa preocupação é com o BB do q conosco... Torço pra q se recupere e vá td bem.
    Estamos ansiosas aguardando a Manu... Fique bem!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cris, quando comecei com as dores, pensei que fosse infecção e tava doida de desespero, por poder desencadear um parto prematuro, mas depois que soube que era só comigo rs relaxei mais hahaha
      Obrigada, flor!
      Tão bom sentir que ela já é querida assim!!!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Cólica de rim é péssimo, imagine na gravidez!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é não poder tratar, mas tenho fé que logo logo vou superar mais essa!
      Beijos

      Excluir
  10. Vixe!! que chato
    Melhoras Jane
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga, que ruim :(
    Eu não tive esse problema tbm bebo muita água sempre, adoro!
    Espero que fique tudo bem, te cuida!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Shai!! Por aqui bebo muita água também e agora intensifiquei hahaha
      Obrigada pelo carinho, beijos!

      Excluir
  12. Aii amiga imagino a dor!! Melhoras querida!!

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  13. Janis querida!!! Que susto hein? Eu também estou grávida, agora de 17 semanas e entre 9 e 10semanas, senti a mesma coisa que você. O médico pediu ultra dos rins, e graças a Deus , não era nada. Agora você vai tomar esse remédio por quanto tempo ? bjbjbjbj Boa sorte !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! Ele me medicou com antibiótico apenas no hospital e para casa apenas remédio para dor, nada mais. As dores seguem fortes, mas estão mais suportáveis! Que bom que no seu caso não era nada, querida!
      Mais uma futura mamãe de 2015!! \o/
      Que Deus abençoe seu baby e você tenha uma boa hora!
      Beijos!

      Excluir
  14. Ai amiga, que dó de vc, espero que fique tudo bem, porque as dores são terríveis, né....
    Se cuida, que já deu tudo certo...
    Eu tenho pedra, mas é na vesícula... E preciso tirar antes de engravidar... Pq. as dores são terríveis também...
    Fique com Deus.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  15. interessante, bom sabermos e para prevenir! bjo

    ResponderExcluir
  16. Eu to com pedra no rins e estou grávida de 33 semanas e um dor que não tenho como fala queria ter 10 filhos mais nunca ia quere te um dor igual essa

    ResponderExcluir
  17. Já tive várias crises renais algumas mais fracas e outras tão forte que me deu náuseas até vômito e não conseguia me mexer, pior é a infecção urinária que não tenho sintomas mas dá bem alterada nos exames de urina pior ela nunca some e os médicos já me falaram que só irá sumir com a cirurgia, ja que minha pedra tem 3 centimetros. Agora estou gravida de 2 meses de gestação e até o momento não tive nenhuma crise renal, graças a Deus, estou fazendo acompanhamento com 2 urologistas e também com a médica do meu pré natal, eles me informaram q como minha infecção eu não tenho os sintomas não corro risco de aborto ou parto prematuro, porém vou ter que tomar antibiótico a minha gestação inteira e ficar de olho nas crises renais. Mas estou positiva, irá dar td certo para todas nós. Bjus

    ResponderExcluir
  18. Nossa estou sofrendo muito,com uma pedra no rins e estou gravida de 16semanas as dores são frequentes e tenho hr que entro em desespero..

    ResponderExcluir
  19. Descobri recentemente que estou com calculo renal. As dores são intensas e parecem contrações. Estou com 24 semanas e com medo de ter um parto prematuro por causa disso. Estou tomando antibiótico e buscopan mas parece que nada funciona. Amanhã voltarei pra urgência pois a médica pediu q esperasse pelo menos 48 horas tomando o antibiótico. Sinceramente estou desesperada mas confiante de que tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  20. Estou com cristais no rim e sinto muita dor do lado direito e estou grávida oq posso fazer para passar um pouco a dor? O médico disse que essa dor é porque elas já estão se movimentando para ir no canal da urina .... É assim que vem a dor tomo paracetamol ou tylenou

    ResponderExcluir
  21. Olá mamães, estou grávida de 16 semanas e dessa 11 semana eu sinto muitas dores nas costas e vivo parando na emergência p tomar medicamentos. No início minha obstetra achava q era só uma infecção urinária tomei antibiótico pois 7 dias e nada mudou além disso tomando dipirona de 100ml e buscopan de 4h em 4hs e mesmo assim minhas dores n passam por fim já estou tomando tramal na emergência pois o buscopan e a dipirona nao fazem mais efeito no meu organismo. Fui a vários urologistas nenhum me indicou cirurgia. Mais na sexta feira agora fui em um e ele me indicou operar pois estou com 5 pedras três no rim esquerdo e duas no rim direito com isso minhas crises estão aumentando ele disse que corro risco operando e não operando pois se não operar posso ter uma crise forte e vir a abortar e tbm posso vir a perder meu rim, se oeperar disse que toda cirurgia tem.um risco e que o problema maior é meu organismo rejeitar o duplo j e eu com isso sentir muita dor e meu organismo tentar expulsa o duplo j e com isso eu possa vir a abortar tbm. Queria saber de vocês se alguma de vocês já operaram? Pois eu resolvi operar pois n aguento mais sentir dor e estou entregando nas mãos de deus.

    ResponderExcluir
  22. descobri que estou com pedras nos rins,estou gravida de 24 semanas e desesperada pq nem sei o q faço como se trata,meu bebe desde os tres meses esta virado sinto mts dores nao gosto de bebe agua.BJS

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe