Ser mãe e o medo de errar.

A maternidade é algo que definitivamente é um divisor de águas na vida de uma mulher, pois uma vez mãe, as coisas jamais voltam a ser como antes.
E hoje em dia, com a tecnologia ao alcance das mãos, somos esmagadas por declarações de "mães perfeitas" e muitas vezes sentimos que não estamos dando o melhor para nossas crias.
Eu, desde muito novinha, sempre externei meu desejo imenso de ser mãe, de cuidar, amamentar, estar presente em casa fase e comemorar junto com meu filho, suas descobertas. Mas para mim, assim como para muitas pessoas, mãe é algum tipo de heroína, que não sente dor, fome ou se cansa, ela jamais erra e não pode pensar em si.
Hoje, com a maternidade, vejo o quanto essa fantasia aterroriza, poderia dizer cruelmente, muitas mães, pois como cresceram com a crença de que não podem ser nada além de "as melhores e mais perfeitas mães do mundo", quando a humanidade, o cansaço ou até mesmo a tristeza bate, elas se culpam com o fervor de um juiz impiedoso.
Em minha rotina diária com, a Lara, como contei aqui, eu me desdobro para que ela possa sentir todo amor, dedicação e principalmente atenção que eu direciono a ela. Quero brincar, ensinar, dormir, abraçar, correr, pular, jantar, almoçar, ler, enfim, estar presente no máximo do dia dela, mas mesmo com tudo isso, e muitas vezes mesmo que eu faça o melhor que eu posso, eu acabo o dia, deitada na cama, depois de fazê-la dormir, pensando em como poderia ter sido uma mãe melhor para ela. Em como eu poderia ter sido mais compreensiva, ou mais atenta, mais dedicada, mais esforçada, mais...mais...mais...
Porém, pior do que achar que não estou dando meu melhor, é sentir que falhei com ela. Que errei como mãe, isso sim me dilacera de uma forma indescritível. Entretanto, a tecnologia também vem me ajudando muito a lidar com isso, eu amo ler, e quando o assunto é o mundo materno é algo que me cativa ainda mais, por isso tenho uma lista grande de blogs que sigo diariamente, garimpando dicas, informações, mas o mais importante, relatos de mulheres e mães, que assim como eu erram, mas aprenderam a não se culpar e se jogar do 5º andar, por isso. Assim, passei a observar melhor as mães ao meu redor, e até eu mesma, em como nos martirizamos e crucificamos mesmo quando estamos fazendo o nosso melhor, e como algumas mulheres conseguem lidar perfeitamente com isso, apenas dando a si o perdão e o direito de errar as vezes, pois somos pessoas em diária evolução e não há evolução sem erros.
Hoje, com a Lara procuro não me culpar tanto, por não ser a melhor mãe para ela, pois sei que sou a melhor mãe QUE EU POSSO SER, mesmo com meus erros!


14 comentários:

  1. Amiga, eu já me desencanei com isso. No começo eu me culpava por trabalhar fora e tals, mas com organização e otimizando meu tempo, descobri que posso fazer muito mais coisas do que poderia e aproveito o máximo que posso com JM.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é perfeito não é verdade!
    Tentamos sempre dar o nosso melhor, sempre...

    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga sei que tudo que faço é para o bem de meus filhos se erro, erro tentando acertar
    E sei que um dia não irei dizer aonde errei e sim faria tudo de novo.
    Bjs
    Inspiração Materna

    ResponderExcluir
  4. Muito legal eu simplesmente amei o post ...

    ResponderExcluir
  5. Bá, acertou em cheio, fico em casa cuidando da minha filha, quero fazer tudo que você falou com ela, faço muita coisa, e mesmo assim às vezes acho que não foi, que eu podia ter feito diferente, que eu podia ter agido diferente... Fas parte.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  6. é amiga o caminho é esse não se culpa
    também já fui muito assim
    até chorava por achar que fiz algo errado
    complicado, mas ser mãe é sempre querer o melhor
    para nossos filhos
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Na verdade eu acho que cada mãe por instinto sempre dá o melhor para o seu filho.
    Tem que ter segurança no que se passa para o filho.
    E desencanar com os fantasmas do medo de errar.

    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. acho que tdas nós temos esse medo de errar, queremos dar o nosso melhor sempre.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso que não carrego culpa. Não sou uma mãe perfeita mas sou a melhor mãe que eu posso ser.
    E o mais importante em casa é o amor e o respeito.
    Amei seu post
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que não existe A MÃE PERFEITA, mas todas nós fazemos o possível e impossível para sermos a a melhor que podemos, já teve época de "sentir mais essa culpa", hoje estou mais desencanada, mas penso no que posso melhorar, pois estamos sempre aprendendo algo novo né

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu ja me culpei sim por varias coisas mais não porque as mães perfeitas derão seus pitacos nem ligo para elas pois sei que na pratica no dia dia duvidoo elas serem perfeitinhas kkk na teoria tudo e facil queria ve las pessoalmente em ação Existe super mães amorosas, Perfeitas não! otimo post bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi linda, as vezes eu me culpo, mas estou procurando não me sentir culpada mais, afinal eu sou a melhor mãe que posso ser para eles e sei que os amo muito e que faço tudo por eles desde a hora que acordo até a hora que vou dormir, muitas vezes esquecendo até de mim.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amiga somos duas de braços dados e com a culpa ao lado!
    Penso da mesma forma, sofro com os mesmos erros e culpa. Mas creio que diariamente tentamos aprender e melhorar
    Trabalhar fora, estudar, ser mãe, esposa, mulher não é fácil, mas no lugar da culpa, vistamo-nos de resistência e com a consciência de ser melhor a cada dia, bjs

    ResponderExcluir
  14. ai sempre me culpe , as vezes acho que são sou boa mãe. Mãe de primeira viagem, acho que preciso aprender muito ainda :(

    beijos
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe