Mudança de atitude materna

Engraçado como as atitudes maternas vão mudando com o tempo e muitas vezes voltam a ser como era muito tempo antes.
Se pensarmos em como os pais de 1940 agiam com seus filhos, vemos as mães em casa, cuidando dos seus filhos enquanto os pais trabalhavam fora, para trazer o sustento da família.
 Já em 1960, as coisas começam a mudar, as mulheres começam a militância por sua independência e com isso, também passam a trabalhar fora, um grande marco do inicio da longa caminhada para a igualdade dos sexos, porém nesse meio todas as crianças dessa época e das décadas seguintes, tiveram sua educação e em alguns casos, sua criação terceirizadas, pois se as mulheres saiam para trabalhar, mas continuavam tendo filhos, elas tinham que deixa-los com alguém ou em alguma instituição escolar, aumentando ai à procura por creches.
Mas, se você analisar as famílias hoje, de 2014, podemos observar uma mudança, ainda que tímida ou fosse mais apropriado, não tão divulgada, de que as mães estão voltando para seus lares. Algumas delas estão optando por abrir a mão da carreira, mesmo que temporariamente, para atuar 100% na criação, educação e desenvolvimento dos filhos, e uma grande parte dessas mães, para não depender única e exclusivamente de seus maridos, como acontecia em 40, estão batalhando pelo negócio próprio ou trabalhando em “home office”.
Com o acesso a internet, muitas mulheres estão optando por investir em blogs, artesanatos, publicidade virtual, desenvolvimento de sites e se especializando em consultoria ou qualquer atividade que permita estar disponível para atender as necessidades dos filhos.
Eu particularmente me encaixo nessa estatística, pois, estou estudando e planejando a minha mudança de trabalho CLT, para trabalhar em um negócio próprio e me dedicar mais ao blog, mas principalmente a minha princesa Lara.
Isso não é uma mudança fácil, pois assim como muitas mães pelo mundo a fora, meu salário contribui e muito para a renda familiar e não posso simplesmente do dia para a noite, sem qualquer planejamento, fechar essa entrada de dinheiro. Por isso, é sempre bom pensar e repensar quantas vezes forem necessárias antes de tomar essa decisão, pois existem sim muitas coisas positivas, mas se alguns contras forem muito impactante para a vida da família, essa simples decisão pode se tornar um pesadelo. Digo isso, pois cada pessoa é única e assim sendo não há dicas no mundo que possam agradar e atender a todos, assim, cada uma deve se olhar  e pesar direitinho, os prós e contras, mas principalmente ver se é capaz de aceitar os contras que essa escolha acarretará.
Bom é isso gente, espero que tenham gostado e que possa ter ajudado quem está passando por isso,

Beijos




31 comentários:

  1. Verdade esse processo esta muito forte na Europa sabia, o berço da revolução feminista estão entendo que o seu maior projeto estava em casa. Como eu sempre digo a mulher foi lá conquistou, fez e provou que podia e pode quando quiser e também pode se dar ao luxo de ficar em casa também por que não né?
    São escolhas e prioridades que devem ser discutidas em família sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando engravidei do Gui eu tbm parei de trabalhar para me dedicar 100% a ele ..., mas é uma coisa dificil, muitas mães querem isso mas financeiramente não podem abrir mão né

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Admiro muito as mães que hoje em dia procuram ficar cuidando dos filhos, acho ótimo, eu queria muito fazer parte delas, mas falta pouco para me aposentar , não tenho mais como abrir mão de um emprego publico, mas se eu pudesse com certeza ficaria mais com meu filho, assim mesmo trabalhando fico as manhãs com ele , procuro fazer de tudo para estar o mais próximo possível, mas as vezes é difícil. Ótimo post. Bjs
    http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esta foto da mamãe com o bebê no computador está parecido comigo agora...rss
    Adorei as informações.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  5. Nossa realmente acontece isso neh, eu trabalho fora cuido sozinha de dois, meu sonho seria trabalhar em casa para cuidar melhor deles.
    beijos
    www.marianabeira.com

    ResponderExcluir
  6. O bom mesmo é trabalhar com o que a gente gosta e ter tempo para família. Afinal os anos passam e não tem como resgatá-los. Excelente post. Bjo.
    http://juizonacachola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu me encaixo aí também,faz 7 meses que estou em casa cuidando do meu pequeno e acho que essa foi uma ótima escolha que fiz,já que isso estreita e muito os laços maternos.Bjo, Blog Mulher Unika

    ResponderExcluir
  8. Não tenho experiência pois não sou mãe e nem vou ser muito cedo rsrs Mais pelo que falam é assim mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma, não vejo a hora do meu blog, se tornar profissão. e não ter que largar e procurar trabalho na rua.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  10. Verdade amigaaa ... eu trabalho em casa e só as vezes preciso partir para os eventos externos ... infelizmente tive que desistir da academia de dança .. mas hoje isso não é mais problema .. ja que faço o que gosto também e posso cuidar da Luma e ter mais tempo pra mim ... hehe

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  11. Nossa realmente está acontecendo isso , Adimiro mães que cuidam dos filhos !

    ResponderExcluir
  12. Eu abri mão da minha vida profissional já vai fazer uns três anos, só para me dedicar em tempo integral a cuidar das minhas filhas. Isso porque foi mesmo necessário. Não me arrependo e acredito que foi uma das melhores escolhas que já fiz :) Mas quem realmente não pode deixar de trabalhar fora fica didícil tomar essa decisão.
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre trabalhei fora, Arianne nasceu, eu fiquei de licença e depois voltei, ela apenas 4 meses.... nunca tentei trabalhar em casa, mais deve ser uma delícia! Mais adoro meu trabalho.
    Beijos, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  14. Verdade, eu também não trabalho mais fora, optei por ficar em casa cuidando da baby e me dedicar ao blog, como meu trabalho.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  15. Olá Janis, eu sou essa mãe que opta estar cuidando dos filhos integralmente, como disse tem muitas vantagens mas também os momentos dificil. Mas tenho certeza que tomei a melhor decisão da minha vida! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  16. Eu abri mão da carreira no momento também, desde que meu filho nasceu..estava quase no final do curso de direito quando engravidei, tranquei por um ano, depois voltei pra terminar, mas a trabalhar não voltei ainda...ainda pretendo dedicar à minha carreira, mas agora ele é a prioridade! bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, vc sabe qual foi minha opção né, mas sabe, mesmo nascida em 1977 e tenho uma educação das antigas, não curti tanto minha infância quanto JM tem curtido. Isso é uma longa história.

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse texto.. Eu fico em casa por ser novinha, mas mesmo que já pudesse trabalhar eu iria preferir ficar em casa com meu pequeno

    ResponderExcluir
  19. Aqui eu tomei a decisão de largar o trabalho para cuidar do meu filho, primeiro por que eu não teria ninguém de confiança para ficar com ele e não confio em creches, para coloca-lo em uma que visitei e considerei a melhor no quesito limpeza, organização, cuidado eu teria que desembolsar muita grana e metade do dinheiro do meu trabalho seria só para pagar a creche, não vale a pena, melhor eu cuidar e evitar gastos por enquanto, quando ele entrar em idade escolar eu posso voltar, mas pretendo fazer um curso antes e trabalhar em um negócio de família que me trás mais flexibilidade e isso foi tudo conversado e planejado! :D

    ResponderExcluir
  20. Nossa e um texto e tanto, sempre converso sobre isso com minhas amigas mães e precisamos de tempo para se dedicar aos pequenos relamente. No entanto fica dificl né, não é facil trabalhar em casa. Tudo leva seu tempo. Hoje, depois de 1 ano é que eu conigo renda do blog para ajuar em casa. Mas fiquei realmente 1 ano só na dedicacao.
    bjos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  21. A violência domésticas com as crianças cada dia aumenta
    E os custos ficaram mais altos
    o melhor é ficar em casa mesmo
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto não tenho muito o que falar pois não tive está experiência ainda

    Universo Feminino

    ResponderExcluir
  23. Realmente a mudança está acontecendo. Estamos voltando aos nossos lares e sim encarando a casa e podendo cuidar dos nossos filhos, este direito deveria ser toda a mãe, mas assim como vc minha renda faz diferença no orçamento familiar e infelizmente não é de um dia pra outro que esta mudança acontecerá, mas estamos juntas nessa empreitada, bjs

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia não temos um padrão de família. Vejo todos os seguimentos com mães trabalhando fora, com mães dedicando integralmente aos filhos e mães trabalhando em casa. O importante é que cada uma delas se descubra uma mãe feliz e realizada com suas escolhas.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  25. Não só isso mas precisamos sempre pensar antes de agir e é incrível como depois que viramos mãe as nossas atitudes e pensamentos mudam.
    Te desafiei lá no blog
    Beijos
    http://diariodamaeedafilha.blogspot.com.br/2014/09/desafio-livros-que-me-marcaram.html

    ResponderExcluir
  26. Me identifico com essa parcela de querer se dedicar a criação dos filhos, até a faculdade tranquei, mas pensando pelo lado de que não posso contar com meu marido, ano que vem pretendo voltar a estudar e trabalhar para poder ter uma estabilidade melhor =/

    ResponderExcluir
  27. Oi Janis, o comportamento das mulheres tem mudado muito no decorrer dos anos sim. Eu também percebo esse retorno da mulher pra dentro de casa, mas não uma volta no tempo. As mães que antigamente ficavam em casa, na maioria, não se dedicavam aos filhos, mas ao trabalho que era dentro de casa. Agora eu acho é que estão equilibrando trabalho (dentro de casa ou fora) com a disponibilidade para os filhos.
    Estou torcendo pra você realizar o seu sonho.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tem que ter um planejamento mesmo quando decidi ter meu bb queria que ele tivesse o maximo de conforto possivel e minha total atenção tranquei a facul pretendo voltar quando ele estiver maior esta com 7 meses e comecei um negocio proprio de artesanato para poder estar presente claro que antes de parar de trabalhar eu e me esposo sentamos e colocamos na ponta do lapis e conversamos eu não queria deixar o bb com babas ou no berçario nem ele então entramos em acordo esta dando certo graças a Deus

    ResponderExcluir
  29. Janis lindona te entendo como mãe hoje mesmo ao deixar meu bebê na escolinha me deu um aperto, mal sarou e já está voltando para lá, mas não posso ficar sem trabalhar . E vamos levando assim dando nosso amor e carinho aos nosso filhos que são nossa vida. beijos

    ResponderExcluir
  30. Muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos. Eu particularmente decidi ficar em casa cuidando de Lohany e conciliar alguns trabalhos dentro de casa, como o blog e algumas outras coisas que faço!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi amiga, adorei seu post...
    Eu mesma me encaixo nessa tímida (rs) volta dos anos 40, onde as mulheres estão voltando para seus lares...rs
    Sou uma Mãe Sem Fronteiras, por isso abri mão de tudo, carreira, salário, e ao mesmo tempo não perdi nada, só ganho amor, dedicação e muito trabalho em casa... sem remuneração, mas trabalho bastante...rs
    Mas seu comentário final é mito importante, antes de decidir qual caminho seguir, muitos pingos nos is devem ser colados, para a vida não virar de contos de fadas a um pesadelo...
    Cada uma é uma, e nesse quesito, ninguém pode interferir... Cada pessoa sabe onde o seu sapato aperta, suas escolhas pessoais, e ninguém pode decidir por outra pessoa...
    AMEI o post.
    Beijocas.
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe