Pai do coração




        Hoje são muito comuns famílias formadas por casais que já estão no segundo ou terceiro casamento e muitas vezes tiveram filhos dessas antigas relações. Como lidar com esse novo formato familiar?

Para as mulheres que se casam com homens que já são pais a mudança, na maioria das vezes, não é tão radical, já que a guarda das crianças é frequentemente destinada às mães. Porém, como fica quando a situação é inversa? Quando são elas que já tem seus rebentos e se casam novamente. Alguns homens preferem se manter “a parte” lidando com as crianças como se fossem tios. Já outros acolhem aquele pequeno ser como seus. São os pais do coração. E é sobre eles que quero falar hoje.

        Esses “pais de coração” adotam a criança como sua, e passam a fazer parte da vida dela em tempo integral, dá comida, banho, afeto, carinho, amor atenção. Em muitos casos isso acontece porque os pais biológicos se afastam depois da separação e a criança fica com esse “espaço” aberto e incompleto, ai nesses casos as crianças tendem a se aproximar de avôs, para suprir essa carência masculina na vida dela, mas quando há esse “novo pai” tão próximo, é ele quem a criança passa a ter como exemplo masculino e ela mesma o insere nesse novo papel, sem que ninguém precise força-la a isso. Há casos também que o pai biológico e o pai de coração dividem o coração e a vida da criança, cada um se fazendo presente na vida dela de uma forma. Nesses casos há algumas diferenças entre os pais, que muitas vezes, por ciúmes, acaba discordando de pontos na criação da criança, ai o melhor a fazer é sentar e conversar, e há aqueles pais que sabem admitir que o novo homem na vida da criança esta dando a seu filho o que ele não pode dar, seja por qual motivo for, então em vez de se sentir ameaçado, ele se sente grato. 


        Em casa, minha pequena Lara tem um PAIdrasto que a ama, cuida e cria, sem que haja diferença dela ser ou não sua filha de sangue. Ele briga, pega no pé, abraça, cuida, passa noites em claro quando ela esta doente, deita com ela quando esta com medo de dormir sozinha, compra mimos, enfim, um pai que pode não ser de sangue, mais com certeza é um PAIZÃO de coração, e a ela tem um pai biológico, que é grato por ela ter o amor desse novo pai.

        Não há casos certos ou errados, há apenas uma criança, que precisa e merece receber todo carinho e atenção, e se isso vem de um homem que não é seu parente, mas é verdadeiro e ela espontaneamente o aceita, quem somos nós para criticar.

0 comentários:

Postar um comentário

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe