Crianças e a nova estrutura familiar crescente no Brasil

        Hoje vamos trouxe várias mamães blogueiras para falarmos um pouco sobre como elas lidam com as crianças quando surgem perguntas sobre a nova estrutura familiar que cresce cada dia mais no Brasil e no mundo. Sejam famílias de pais separados, que agora constituíram uma nova família ou ainda casais homossexuais.
        O textos de cada um delas está maravilhoso, cheio de dicas e vem pra ajudar muitas mamães que ficam perdidas quando as crianças questionam sobre essas diversidades.

Michele - Espaço das Mamães 

        A convite da Janis hoje estou aqui falando sobre como Como abordar com as crianças sobre a nova estrutura familiar que está cada dia mais evidente no Brasil e no mundo?, e devo confessar que foi um  pouco difícil escrever sobre esse assunto, ainda não entrei "profundamente" nesse assunto com o Gui, conversamos uma vez sobre ter pais separados (na verdade não me lembro como começou sei que o interesse foi dele) e os mesmos arrumarem outros parceiros, expliquei para ele que as vezes o pai e a mãe da criança decidem se separar e podem arrumar outra namorada ou namorado então ele (a criança/filho) teria a mãe e o padastro, e/ou  o pai e a madrasta, e com isso ele teria digamos assim mais uma família. Como eu não tenho mais mãe até ele entender eu só tinha o meu pai, e muitas vezes ele me perguntou o porque, e tentei da melhor forma explicar que minha mãe quando eu era criança minha mãe (que seria a vó dele) ficou doente e foi morar com o papai do céu por isso eu agora só tinha o meu pai.
        Na questão de ter dois pais ou duas mães ainda não falei com ele, talvez por falta de oportunidade, mas acredito que não irá faltar principalmente quando ele tiver maior e começar a perceber as coisas sozinho, pois algumas vezes que saímos já nos deparamos com casais homossexuais mais como não estavam abraçados ou de mão dadas para ele eram como duas amigas ou amigos e no momento não achei necessário explicar e entrar no detalhe da situação.

Espaço das Mamães é um blog voltado para o universo materno, aonde nele registro nossos passeios, dúvidas, receitas, dicas.


Gisele - soumae.org

        Ainda não precisei abordar esses assuntos com minha filha, ela tem 1 ano e 9 meses. Mas acho eu... que não deve ser um problema... Acho que o importante é ensinar a criança a amar, amar todas as pessoas, não importa a classe social, cor, nem os gostos particulares que cada pessoa tem. Deus ama todas as pessoas de forma igual. Mas, e como ensinar isso para uma criança? Sendo exemplo, ela só vai aprender a amar e respeitar as pessoas se ela vir nós, pais, agindo assim.

Sou dona do soumae.org, onde dou dicas de decoração de festas infantis, chá de bebê, educação infantil e sobre tudo mais que faça parte do universo materno!


        Essa questão das 'novas' estruturas familiares, lá em casa é algo muito natural, sou filha de pais separados, tenho padrasto e madrasta desde pouco mais de 7 anos, meu marido perdeu a mãe ainda criança. Então minha filha Gi já nasceu com 3 avôs e 2 avós(minha mãe e minha madrasta), e aos poucos fomos explicando a ela, claro que de uma forma lúdica, como a nossa família ficou assim de acordo com a curiosidade dela. 
        Acho muito interessante esse assunto, principalmente ver a reação das crianças em relação a isso. É muito mais uma curiosidade para eles, e que, se esclarecida adequadamente, conforme a idade, se torna algo natural. Não que natural seja achar que o certo é ser assim ou 'assado', mas sim tratar com simplicidade, sem preconceito.
        A Gi ainda não nos questionou nada em relação a famílias com duas mães ou dois pais, acho que o melhor é esperar ela questionar, não forçar. Mas, a um tempo atrás, ela me questionou sobre um amiguinho que só gostava de brincar com as meninas, expliquei para ela que assim como ela gostava de jogar futebol, tem meninos que gostam de brincar de boneca e procurei dar alguns exemplos nesse sentido, para que ela conseguisse entender e ela ficou satisfeita com isso. E assim vou tentando ensinar a ela um pouco sobre as diferenças nas relações.


Alê Nunes, mãe e blogueira do Da Fertilidade à Maternidade, um blog de uma mãe que passou poucas e boas nessa fase que vai da fertilidade à maternidade, ;)."


Priscila Casimiro - Mãe sem Frescura

        Como falar de uma família dita como “diferente” por muitos. Antigamente, não era comum ver filhos de pais separados, a sociedade não aceitava e não via com bons olhos tal situação. Embora com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais comum esta nova forma de família, o que na minha opinião está cada vez mais freqüente, ou seja, as pessoas desistem de um relacionamento com ou sem filhos como se estivessem trocando de roupa. Vejo que estão sem paciência para simplesmente conversar, colocar todos os pontos nos “is” e entrar em acordo com a pessoa escolhida para dividir amor, casa, filhos e tudo que envolve uma união.

        Com relação a famílias homo afetivas, é algo antigo,  entretanto está cada vez mais popularizado. Sou a favor do amor, respeito e felicidade. Se tudo isso é encontrado numa família tradicional (pai e mãe), pais separados ou homo afetivos, qual é o problema, certo?! Cada um tem o direito de fazer as suas escolhas respeitando o direito do próximo. Já as crianças serão as maiores beneficiárias com uma união onde seus pais e/ou mães estejam felizes por completo.

Descrição:
Mãe Sem Frescura tem tudo sobre o mundo materno, cultura, gastronomia e viagens. Voltado para mães descoladas, antenadas e sem frescura. Confira e faça parte do blog Mãe Sem Frescura.

Links:
@maesemfrescura


Daniela Zanato – Mamãe Aprendiz

        Nossas famílias estão mudando. Hoje em dia é comum encontrarmos novas estruturas familiares. Filhos criados somente com a mãe ou com o pai, com padrastos e madrastas e até com dois pais e duas mães. Como abordar com as crianças essas diferenças? Com naturalidade. 
        Na minha família temos essa nova estrutura: a esposa do meu irmão já tinha um filho de outro relacionamento. Enquanto eles namoravam, minha filha de 4 anos achava que o menino era filho do meu irmão também, mas  não entendia por que moravam separados... aos poucos e na linguagem dela, respondíamos aos questionamentos com tranquilidade e naturalidade. 
        Quanto a questão dos dois pais e duas mães, ainda não nos deparamos com essa situação, mas sei que isso pode ocorrer em algum momento da vida dos nossos filhos. Independente de nossas convicções pessoais, eu e meu marido sempre tivemos como valor o respeito com todas as pessoas,  concordando ou não com suas escolhas pessoais.É esse respeito que ensinamos aos nossos filhos. Amar ao próximo, mesmo que ele seja diferente e respeitá-lo, sempre. 

Daniela Zanatto - www.mamaeaprendiz.com


​Mamãe Aprendiz é um blog com dicas e reflexões para mamães de primeira viagem, tentantes e gestantes. ​

E vocês, como lidam com esse tipo de situação? Conte nos comentários!
Espero que tenham gostado, pois eu amei a participação das meninas!
Beijos

18 comentários:

  1. Super amei o post, integrando varias opiniões para que as mamães possam formar a sua. A Lara já está com dois anos e meio e acho que devo começar a abordar o tema com ela.

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Janis.

    Adorei participar e vou compartilhar.

    bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  3. Na verdade as crianças lidam muito melhor com as novidades do que nós adultos para elas é muito normal a nova estrutura familiar , faz parte da geração delas. Minha opinião! bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse assunto ser abordado! EU acho que basta ser natural que as criança aprendem a lidar tranquilamente com essa nova sociedade...foi assim com a Bia e deu certo!Hoje ela sabe e age naturalmente quando vê diferentes relacionamentos!!

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo! Adorei participar!! Super beijo pra vc!
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz de ver a visão de outras mães, é um assunto que deveria ser mais abordado por todos. O importante é ser natural, e não criar um tabu, seja com as crianças ou com as novas mães
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aqui ainda não fomos a fundo nesses assuntos, quando surgiu o interesse do Lucas aí sim vamos conversando devagar. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aqui ensino que o respeito vem em primeiro lugar
    e além de tudo o nosso ponto de vista
    sobre a educação que dou as minhas filhas
    já conversei muito sobre esse assunto com a Isa
    amei as participações

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Tema fácil e difícil né?
    Depende muito do ângulo que enxergamos as coisas, para nós aqui é natural como a luz do dia...já dizia o chorão.
    Não precisa complicar família é família e pronto a gente complica, criança entende e aceita bem melhor que a gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga, tema super interessante.
    Aqui Joseph é pequeno para perguntar ou notar a nova estrutura, mas se perguntar, falar com muita clareza e carinho e tudo certo.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Janis adorei participar aqui sobre esse assunto ...

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro esses encontros! O tema é ótimo e rende demais sob todas as óticas diferentes!
    Parabéns excelente postagem!
    Abraços
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tema super interessante, é um assunto que está presente, realidade hoje em dia e tem que ser abordado mesmo bjo

    ResponderExcluir
  14. Super legal esse post, hoje em dia as coisas estão mudadas e as familias também.. Temos que nos adaptar não é mesmo..
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito legal trazer esse assunto. Eu acho legal abordar as questões conforme elas forem surgindo. Conforme a criança for perguntando ou se deparando com a situação. Acho que assim de tudo devemos ensiná-las a respeitar as escolhas de cada uma.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  16. Amiga linda, aqui em casa temos modelos diversos de famílias e José Marcos de vez em quando pergunta sobre um ou outro, mas respondo de forma leve e sem muitos detalhes, pois não sinto necessidade de expor tudo tão as claras. Mas, quando precisar, conversaremos mais sobre o que ele quiser saber.
    A sociedade tem mudado e precisamos estar atentas a essas mudanças para a formação de nossos filhos, como cidadãos que respeitam a diversidade.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Acho que cada caso é um caso, uns conseguem explicar naturalmente como foi Ale por ter um caso na familia, a criança ja 'consegue' entender melhor, aqui em casa acho que se ele perguntar principalmente de homosexuais pois tenho na familia acho que nao saberia explicar, só na pratica mesmo pra saber, espero sair bem dessa saia justa dessa e outras que virão com certeza
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Realmente os tempos são outros e tudo mudou. Dois pais, duas mães, ou só um pai, ou só uma mãe...
    Eu sou filha de pais separados e isso me afetou muito emocionalmente!!!
    Conversar e ser sincero com os filhos sempre, é o que eles esperam e merecem de nós
    BJKS

    ResponderExcluir

Que bom que você nos visitou!
Deixe seu comentário, ele é muito importante :)
Beijos
Dedicação de Mãe